Histórias que inspiram: José Rodrigues da Silva o Edificador da Doutrina em Minas Gerais

Quando em 02 de fevereiro de 1982, José Rodrigues da Silva, foi comunicado por carta vinda da Casa-Chefe, que ele iria assumiria a Presidência física da Filial de Belo Horizonte, para ele e nós familiares fora um susto. Pois, José Rodrigues da Silva, já era militante e Secretário da filial, na gestão José Maria dos Santos Filho, que já estava muito doente, sendo substituído pelo Presidente Interino Odon Neri Gonçalves de Castro, que era um grande amigo de José Rodrigues da Silva. José Maria dos Santos Filho, faleceu em dezembro de 1981, e Odon Neri Gonçalves de Castro ficou como o Presidente efetivo. Porém, ele ficou apenas 33 dias na gestão e veio a falecer do segundo infarto fulminante.

Foram dias de muita turbulência, pois havia uma disputa para o cargo. Como foi comunicado ao Dr. Humberto Machado Rodrigues, que era o Interino do Sr. Antônio Cottas que também já estava adoentado e bem idoso, foi então, a surpresa da carta vinda da Casa-Chefe, que José Rodrigues da Silva havia sido escolhido por determinação do Astral Superior para assumir a Presidência Efetiva da Filial BH. E na sua simplicidade e humildade, José Rodrigues da Silva entrou em contato com Dr. Humberto Machado Rodrigues, para saber se não havia ocorrido algum engano, por achar que teria que ser outros mais antigos do que ele na militância da Doutrina. Mas, a resposta firme e sincera do Dr. Humberto Rodrigues que ainda não conhecia José Rodrigues da Silva, disse que não havia nenhum engano. E que foi por determinação do Astral Superior dada em “Sessão Especial”, como eram chamadas antes as reuniões de quinta-feira na Casa-Chefe. E ainda disse que era para ele assumir o mais breve possível. E, também era para ele se mudasse para a casa ao lado, na rua Guajajaras, nº1975, residência destinada a Presidência da Filial de BH.

E assim, tudo teve que ser resolvido com muita rapidez. E no dia 19 de fevereiro de 1982, José Rodrigues e sua família mudou para a casa e,  imediatamente, ele iniciou seu trabalho como Presidente da Filial de BH, que durou 21 anos, quando faleceu em 24 de novembro de 2003.

José Rodrigues da Silva à ponta esquerda e seu filho Gilsênio à ponta direita.

Mas, no inicio da sua gestão, foi que ele e Dr. Humberto Machado Rodrigues se conheceram pessoalmente, e foi como se uma grande luz tivesse sido espalhada para todo o Universo. Pois, ali nasceu uma das maiores amizades já vistas. Eles foram amigos que mesmo a distância não os impediam em nada nesta transcendente amizade. E com esta dupla de dinamismo, nascia com Humberto Machado Rodrigues e José Rodrigues da Silva, a ERA DA EXPANSÃO da Doutrina, principalmente em Minas Gerais, onde abriram e reabriram casas racionalistas. Ao todo, 16 casas mineiras.

Enquanto Humberto Machado Rodrigues trabalhava na expansão da Doutrina, José Rodrigues da Silva trabalhava nas Edificações das casas racionalistas em Minas Gerais. O seu trabalho no rincão mineiro era incansável e imbatível. Viajava constantemente  com membros da Filial BH, sendo instrumentos mediúnicos e esteios femininos e masculinos e sua esposa Natalina Rodrigues da Silva. Foram anos de trabalho em construtividade, restauração e edificações de casas de MG.

Na Filial BH, ele iniciou uma série de reformas, começando pelo telhado, salão de cima e o de baixo, piso do pátio da frente, reaproveitamento das laterais de baixo da filial, criando setores administrativos, reformas de forração do teto, compras de equipamentos, móveis, e tudo que ia sendo preciso. Eu, como filha, comecei a trabalhar como militante em 2 de maio de 1982, sempre ao lado dele, o que se estendeu também a minha grande amizade pelo Dr. Humberto Machado Rodrigues e Marluce de Oliveira Rodrigues. Tínhamos, nesta época muito trabalho, pois não se dispunha das tecnologias que se tem hoje. Mas, nada nos cansava, e nem nos desmotivava. Fora também uma era de lutas severas contras facções contrárias que queriam derrubar o Presidente Humberto Machado Rodrigues e José Rodrigues da Silva. Mas, na contraparte, como fiéis escudeiras, estavam eu e Marluce, trabalhando e resolvendo grandes problemas para não impactar tão forte nos dois grandes amigos e pilares da Doutrina. E assim, as lutas, o trabalho foram dando continuidade. Vencemos todas as lutas, com honra, dignidade, hombridade moral e muito amor pela Doutrina. E tivemos também a felicidade de ver uma Era Dourada e de Brilhantismo, se descortinar, abrindo portais e janelas para a continuidade da expansão e edificação da Doutrina.

Na gestão de José Rodrigues da Silva foi que surgiu o primeiro Grupo de Estudos, o primeiro Grupo Jovem, o primeiro Jornal do Jovem, “O Condor”, a primeira casa a colocar a Internet e também passar tudo para o Sr. Moisés Martins, que era o Bibliotecário da Casa-Chefe, um homem honesto, digno, honrado e muito amigo também de Humberto Machado Rodrigues, que se encarregou de colocar a Internet na Casa-Chefe. Até o primeiro site da Doutrina, Moisés Martins, trabalhou para a implantação e funcionamento. Ainda me lembro de chegar à Casa-Chefe em novembro de 2001, e o Sr. Moisés me chamar para ver os feitos da Internet já implantados. E ele naquela simplicidade, estava cheio de felicidade por estar auxiliando ao Dr. Humberto nesta parte virtual.

José Rodrigues e sua filha Lília Rodrigues na antiga sala de Estudos Dirigidos.

E na Filial de BH, no início de 1996 já havia implantado a internet, e o primeiro e-mail: centror@terra.com.br. Naquela época os provedores eram pagos para se ter internet. E por isso é que, pagávamos o provedor Terra.com.br.

E durante a gestão de José Rodrigues da Silva, cada casa que abria ou reabria, quase todas, estavam o Dr. Humberto e Marluce, para as solenidades. Em 14 de setembro de 1987, Dr. Humberto fez a primeira reunião de Interventores da Casa-Chefe, que atualmente são os Representantes Regionais, reunião esta feita na Filial de BH, onde compareceram todos os Interventores, cuja reunião foram tratados vários assuntos em relação ao crescimento e expansão da Doutrina. E foi uma reunião de grande alcance e de muito proveito.

Em 13 de setembro de 1991, José Rodrigues da Silva fez a primeira e grande solenidade de aniversário da Filial de BH. Vieram Interventores, Presidentes, militantes de várias casas do Brasil e exterior. Na época, o Sr. Moisés cuidava das excursões de ônibus, e para esta solenidade, veio um ônibus completo com as pessoas da Casa-Chefe. O Dr. Humberto e Marluce vieram de avião. Nesta solenidade foi lançado o livro Psiquismo Prático, de José Amorim, na época Presidente da Filial de Belém. A obra foi editada e paga totalmente pela Filial de BH.

Nesta mesma solenidade, Dr. Humberto Machado Rodrigues, recebeu da Filial BH, o Bastão com o halo em ouro 22, cravado pouco acima do pé do bastão. Lembro-me de ter sido incumbida de subir ao estrado para a entrega do Bastão ao Dr. Humberto. E as palavras dele foram as seguintes: “A partir de agora, todas as reuniões na Casa-Chefe serão presididas com este Bastão.” E fez o seu lindo gesto de agradecimento.

Em 21 de maio de 2001, inaugurava a nova sede da Filial de Santa Efigênia, uma linda Casa sob a Presidência da valorosa amiga, Umbelina Guimarães. E mais uma vez, estava Humberto Rodrigues e Marluce, junto com José Rodrigues da Silva e Natalina Rodrigues, na solenidade de inauguração da nova sede da Filial Santa Efigênia. Neste dia, foi entregue os seguintes bastões oferecidos pela Filial BH: Ao Dr. Humberto Machado Rodrigues, o Bastão com o halo em brilhantes. À José Rodrigues da Silva, o Bastão com o halo em ouro. E a Da. Umbelina Guimarães, o Bastão com o halo em prata.

Em outubro de 2002, foi lançado o primeiro CD “ Ouvindo o Racionalismo Cristão”, com vários artigos editados no Jornal A Razão, e que depois foram narrados por Mori Mitri, e assim, nascia o primeiro CD.

José Rodrigues da Silva foi o Edificador de inúmeras coisas na Doutrina, em MG e até em outros estados a pedido de Humberto Machado Rodrigues. Foi um grande trabalhador e investidor financeiro, doando somas de dinheiro do seu trabalho como músico e compositor, no qual ele participou de vários festivais, cuja renda ele sempre reverteu para a Filial BH e as demais de MG, assim como também para a Casa-Chefe, como era chamada até pouco tempo atrás a atualmente Sede Mundial.

José Rodrigues cantando em festa comemorativa na Associação da Filial BH.

José Rodrigues da Silva faleceu em 24 de novembro de 2003. E em 22 de julho de 2005, em Reunião Pública na Filial BH, presidida por Gilberto Silva, ainda Presidente em Exercício, houve a substituição do Presidente Astral, que era Delfim Moreira, assumindo então a Presidência Astral, José Rodrigues da Silva e que permanece até então.

Foram muitos os feitos de José Rodrigues da Silva, O Edificador da Doutrina. Porém, daria um livro. Mas, tentamos sintetizar o máximo, para que os leitores conheçam um pouco do trabalho deste grande Espírito, que lutou bravamente ao lado de seu grande Amigo, Humberto Machado Rodrigues.

Por Lília Rodrigues

Sem comentários

postar comentário