O “SONO” – REFLEXÕES ENTRE A ARTE E A ESPIRITUALIDADE

“O sono é para a vida animal o que a fome e a sede são para a vida orgânica: pela fome e a sede o corpo reclama alimentos; pelo sono a alma pede alento. O sono é também uma necessidade psíquica.” (Antônio Pinheiro Guedes, Ciência Espírita; 1983, p.35.)

O quadro acima é uma pintura surrealista de uma personalidade carismática e ao mesmo tempo controversa mas que transmite em suas obras de inquestionável qualidade, sensações diversas para cada  pessoa; Salvador Dali, pintor espanhol, conhecido no mundo inteiro revela em sua obra “O Sono, 1937”, uma expressão de sua mente complexa e extravagante que explora os temas do tempo e do espaço de forma distorcida, retratados num período de turbulência política da Guerra Civil Espanhola, sob a influência do movimento surrealista e da Psicanálise de Sigmund Freud.

No caso em questão o artista é conhecido por sua personalidade excêntrica e seu estilo de vida extravagante. Críticos da área declaram que “suas obras muitas vezes refletiam suas próprias obsessões, medos e ideais. Considerações essas que levantam reflexões e apontam pessoas que se identificam com essa arte, não só por sua beleza, mas muito mais por viver experiências semelhantes, mas não ter o espaço adequado para se expressarem e com isso canalizam essas emoções e expressões para um processo de adoecimento psíquico, revelados por transtornos, fobias e até mesmo alterações do comportamento. Podemos dizer que essa sensibilidade não está expressa somente nos artistas, podem ser identificadas nas pessoas de modo geral e que de alguma forma apresentam a necessidade de expor suas sensações e emoções. Com sua obra o artista tenta revelar o que lhe acontece quando está dormindo e o quanto a atividade mental é contínua até mesmo em estado de inatividade do corpo físico.

O sono é um estado natural de repouso que ocorre regularmente e é essencial para a saúde e o funcionamento adequado do corpo e da mente. É composto por vários ciclos com variados estágios divididos em duas categoriais principais, sendo: o sono REM (Rapid Eye e Movement) e o sono não-REM e é no sono REM onde ocorrem os sonhos mais vívidos.  

Glaci Ribeiro da Silva, (2009) em seu livro Racionalismo Cristão e Ciência experimental, cita que o sono REM foi descrito em 1953 por Nathaniel Kleitman e Eugene Aseriensky, que este último um simples estudante de medicina, descobriu que o cérebro agia de um modo diferente em uma das fases do sono, no qual percebeu os movimentos rápidos dos olhos – a fase REM.

Outra questão interessante apresentada por Glaci Ribeiro é a pergunta: “Para que serve o sono?  Ela explica que nessa fase do sono REM pode ocorrer o desenvolvimento do cérebro, síntese de neuroproteínas e coordenação dos movimentos dos olhos. Ao mesmo tempo ocorre ainda uma paralisia dos movimentos corporais, mas o ritmo cardíaco e a pressão arterial aumentam. Nesse contexto os exames de eletroencefalograma podem confirmar que o cérebro trabalha mais durante o sono REM do que durante o estado de vigília.

O sono desempenha funções essenciais para a restauração física e mental da pessoa, sendo funções relacionadas a consolidação da memória, a regulação do humor e o apoio ao sistema imunológico. Consequentemente a falta de sono adequado pode levar a problemas de saúde física e mental, como: fadiga, dificuldades de concentração, depressão e problemas cardiovasculares, alterações do comportamento, entre outros. Ressaltamos ainda os casos de apneia do sono que pode levar à morte durante o sono. O que precisa ser bem cuidado por todas as pessoas, pois sua incidência vem aumentando e pode estar relacionada com o estresse cotidiano e as alterações orgânicas.

A ciência materialista vem pesquisando cada vez mais o sono e suas consequências nos casos de alterações e disfunções, mas ainda não faz relação com as funções interligadas com o espírito que interfere ativamente nesse processo que ocorre na esfera metafísica, quero dizer extracorporal.

A filosofia Racionalista Cristã, na obra: A Vida Fora da Matéria, nos esclarece que: “durante o sono, o espírito toma o curso que o seu pensamento desejar, e os cordões fluídicos distendem-se, sem resistência e sem se partirem, mantendo sempre ligados os dois corpos: o físico e o fluídico.” Ressalta ainda que o espírito não dorme e permanece vibrando sempre, sem necessidade de descanso, porque o cansaço é próprio da matéria, portanto o que chamamos de sono é na verdade o afastamento do espírito, com seu corpo fluídico, do corpo físico, processo este definido como desdobramento.

Tanto o sono quanto os sonhos são influenciados por fatores biológicos, emocionais e ambientais e de maneira abstrata provoca reflexões sobre a natureza da consciência e da mente humana.          

Ampliando a visão, apresentamos a perspectiva espiritualista do Racionalismo Cristão, a partir de Luiz de Mattos e Antônio Pinheiro Guedes nas respectivas obras: Pela Verdade (1918) e Ciência Espírita (1900). Ambos os autores afirmam que “durante o sono o corpo repousa e a alma descansa. Enquanto repousa, o corpo repara as suas perdas, refaz-se; e a alma retempera-se, apresentando-se para a luta, enquanto descansa. A causa única, real e verdadeira do sono é a necessidade da suspensão da atividade psíquica, a supressão das funções de relação: a paralisação temporária da vida animal. O sono é também uma necessidade psíquica.” (Ciência Espírita, pg35)

O corpo físico apresenta uma necessidade natural de sua própria constituição e uma vez que entendemos o Ser como Força e Matéria, essa necessidade psíquica está para o espírito assim como o repouso está para o corpo. E quando essa necessidade é comprometida por diversas causas orgânicas, inorgânicas e emocionais; sintomas e doenças surgem comprometendo a vida de relação e existência do ser. É preciso muito cuidado e atenção para com essa necessidade, cuidar do sono é cuidar da saúde física e psíquica para um viver equilibrado e saudável.

Em consequência de um sono conturbado ou em desequilíbrio, em função de uma falta de preparo e até mesmo por falta de uma saúde física, os sintomas físicos, as relações difíceis, os problemas no trabalho, na vida social e financeira vão acarretar variadas alterações no sono e consequentemente levará a sonhos e pesadelos que comprometem ainda mais esse processo do desdobramento.

Em muitas das vezes a pessoa procura induzir o sono como alternativa para o descanso. Nesses casos há a ingesta de medicamentos anestésicos, os passes magnéticos, os tratamentos hipnóticos etc., ações que podem amenizar a insônia ou as alterações do sono, mas não tratam a verdadeira causa do problema e há casos que se agravam em funções de outros desequilíbrios não esclarecidos e pelo fato de não compreender os alertas dados pelo corpo físico através dos diversos sintomas.

Com a agravante da situação de um sono em desequilíbrio iremos identificar sonhos, pesadelos e alucinações que retratam fenômenos puramente psíquicos que não são explicados pela fisiologia, nem pela ciência materialista ou organicista. Por outro lado, podem ser analisados pela perspectiva espiritualista que considera o ser como Força e matéria dotado de faculdades e atributos espirituais que precisam ser conhecidos e compreendidos para auxiliar o ser na sua vida diária e no processo evolucional.

Concluímos, portanto, que a quantidade de sono saudável é vital para que o cérebro mantenha sua capacidade de se adaptar a um novo aprendizado, a memorizar, a processar todo o aprendizado experimentado durante o dia e que precisará ser lembrado no futuro.

O dormir de forma saudável, com um sono reparador permite uma limpeza cerebral, uma manutenção do sistema imunológico e um equilíbrio da pressão sanguínea em todos os sistemas do corpo físico. Por outro lado, proporciona ao espírito um desdobramento, no qual o espírito irá evolar-se ao seu mundo de estágio e revigorar suas forças anímicas e espargir os fluidos fortalecedores para seu corpo físico, proporcionando um viver equilibrado e saudável para o ser humano.

No que se refere aos pesadelos, sonhos e até mesmo alucinações temos outros aspectos a considerar, mas para melhor compreensão dos leitores o tema será tratado em outro artigo. Conhecer-se como Força e Matéria é fundamental para todos os seres que buscam a evolução espiritual.  

Por Cristina Araújo Leão                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        REFERÊNCIAS 

MATTOS, Luiz de. Racionalismo Cristão. 28. ed. Rio de Janeiro: Centro Redentor, 1971. 

MATTOS, Luiz de. A vida fora da matéria. 12. ed. Rio de Janeiro: Centro Redentor, 1969. 

MATTOS, Luiz de. Pela verdade. 9. ed. Rio de Janeiro: Centro Redentor, 1983. 

PINHEIRO GUEDES. A. Ciência espírita. 7. ed. Rio de Janeiro: Centro Redentor, 1983. 

SILVA, Glaci Ribeiro. Racionalismo Cristão e ciência experimental. 2. ed. Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão, 2009. 

O QUE é o sono e porque dormimos. EUA: por Redação National Geographic Brasil. Publicado 20 de dez. de 2022, 15:21 BRT. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2022/11/o-que-e-o-sono-e-porque-dormimos#:~:text=Os%20pesquisadores%20tamb%C3%A9m%20acreditam%20que,sistema%20imunol%C3%B3gico%20e%20press%C3%A3o%20sangu%C3%ADnea>. Acesso em: 18/09/2023. 

O QUE seu cérebro faz enquanto você dorme. Rio de Janeiro: Espandi Clínica Multidisciplinar, 2023. Disponível em: <https://www.espandi.com.br/o-que-seu-cerebro-faz-enquantovocedorme#:~:text=Os%20c%C3%A9rebro%20descansa%2C%20mas%20n%

C3%A3o,durante%20o%20dia%20seja%20processada>. Acesso em: 18/09/2023. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Sem comentários

postar comentário