![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/Imagem-post-blog-3.jpg)
12 Jan ORIENTAÇÃO DO ASTRAL SUPERIOR: É preciso combater a miséria, a perversão, a imoralidade por meio de uma educação bem fundamentada
A vida dos seres humanos é tão complexa, e traz tantas surpresas que, para o ser inteligente, ela talvez se torne fácil de ser vivida, mas para aqueles que não raciocinam com facilidade e que interpretam as coisas da Terra de uma maneira bem diversa do que elas de fato são, é bem mais difícil. Essa complexidade que sentem os seres que pensam e raciocinam, será debelada de maneira inteligente, de maneira capaz de tudo resolver e acomodar, não olhando as conveniências de cada um, mas as do Todo.
O mundo não é tão mau como o pintam: são as pessoas que o tornam mal. São os sentimentos e as maneiras como elas encaram a vida neste mundo, é que chocam, que ferem, que trucidam, que desiludem, e é por isso que há muita gente completamente descrente e desiludida, que vive por viver, e que aceita tudo com aparente naturalidade, achando que assim é preciso ser, mas que na verdade são ociosas em pensar e raciocinar.
Mas o Racionalismo Cristão, como Doutrina que explana a verdade, e faz questão absoluta de que as pessoas reconheçam a Verdade, a aceitem e a compreendem como ela deve ser compreendida, não poupa esclarecimentos, para que não haja dúvida nem vacilação sobre os Princípios.
Afirmamos que cada um é aquilo que quer ser, e assim é. Pois, está na vontade dele de ser o que queira para si mesmo.
Só não vencem na vida aqueles que são fracos, que não possuem um ânimo forte, nem uma vontade bem educada para a prática do bem em seu favor e em favor do seu semelhante.
Para vencer neste mundo é preciso ser cauteloso, inteligente e perspicaz; mas há também a argúcia do esperto que vence de maneira diferente, fazendo o uso da desonestidade, por saber fingir, e se torna um hipócrita.
Não é, porém, essa vitória que nós queremos que os seres humanos sintam, pois o que vence os hipócritas e os espertos, é uma vitória fictícia, tem seus alicerces completamente falsos.
Queremos que vençam aqueles que têm de fato uma vontade educada, que sabem querer, que não usam de sofismas para vencer.
O que torna o mundo mal são os maus sentimentos das pessoas. A perversão que campeia no mundo inteiro, essa não nasceu no berço do ser, porque todo espírito que vem à este mundo para mais uma vivência física, o faz para seu aperfeiçoamento, para o seu progresso espiritual, e a criança é inocente, não possui perversão. Se foi perverso o seu espírito em vidas pretéritas, ao nascer, ele perdeu por completo a noção que foi e isso, justamente ocorre para que os pais possam moldar o caráter desse espírito, corrigindo-o antes de chegar a idade da razão, e assim promover a sua polidez, para fazer dele o que é preciso, para que se regenere, se aperfeiçoe dentro de suas características próprias para se tornar um espírito educado.
A maldade, portanto, que existe no mundo, não veio do Espaço Superior para o berço da criança. Ela é adquirida mais tarde, quando então, na luta pela vida, por falta de orientadores capazes e porque se deixam levar pelas más companhias, que as tornam seres completamente perdidos.
Combatam, portanto, os maus sentimentos, procurem dar educação sólida aos espíritos em formação de caráter que deve ser feita com todo o cuidado e todo primor, para que esses espíritos, quando chegarem a idade da razão, já adultos possam lembrar-se sempre das ótimas lições que receberam e gravaram em suas mentes, para fortificarem cada vez mais o seu caráter.
É preciso combater a miséria, a perversão, a imoralidade por meio de uma educação bem fundamentada. É do bom preparo do homem e da mulher que vai depender a consolidação do êxito de suas vidas no futuro. E conforme os espíritos forem preparados, assim eles vencerão ou soçobrarão no mar tempestuoso da vida. Desse preparo, pois, depende a garantia, o êxito, a vitória dos espíritos.
O Racionalismo Cristão vem se batendo pela educação da criança, para que possa vencer no futuro as dificuldades existentes no mundo Terra, e não sabemos se elas serão diminuídas ou aumentadas e, por isso, é preciso que haja o preparo, a fortaleza espiritual que lhes garanta a vitória do futuro.
Saibam compreender esta Doutrina! Pois, ela deseja tão somente a felicidades dos seres humanos e para que essa felicidade exista no mundo, para que todos vivam com paz de espírito e consciência tranquila é preciso que todos se convençam de que têm que dominar o seu “eu”, que precisa sobrepujar a materialidade, dar largas à razão, ao bom senso e agir sempre com critério, valor e honradez.
Tudo se normaliza e se coloca nos seus devidos lugares, quando há senso e razão. O que falta no mundo é justamente isso, porque a hipocrisia e a mentira ainda existem. Mas, no dia em que houver mais lealdade e mais franqueza, haverá mais paz, mais tranquilidade e todos se sentirão mais felizes.
Este mundo é cheio de imperfeições. São tantas as misérias que nele se observam que aqueles que desejam progredir, muitas vezes se sentem entristecidos e estarrecidos ao contemplar toda a miséria humana.
São o egoísmo e a vaidade que cegam as pessoas tornando-as injustas e más. Pois, tanto o egoísmo quanto a vaidade levam os seres a se atacarem uns aos outros. A forjar guerras e causar desgraça a humanidade.
Procurem compreender e assimilar bem o valor dos Princípios que esta Doutrina explana e todos serão mais felizes.
ORIENTAÇÃO EXPLANADA POR LUIZ DE MATTOS, TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO.
Sem comentários