![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/Imagem-post-blog-4.jpg)
17 Jan Os Precursores do Racionalismo Cristão no Astral Superior
Dentre milhares de milhões de partículas agregadas ao Grande Foco – Inteligência Universal – destacamos os seguintes Espíritos Superiores: João de Deus, Camilo Castelo Branco, Luiz de Camões, Padre Antônio Vieira, Dr. Custódio José Duarte e Pinheiro Chagas. Esses espíritos de Luz, aparecem envolvendo com seus corpos astrais Luiz de Mattos, na 1a gravura do livro “A Vida Fora da Matéria. Neste artigo, mostramos um pouco de quem foram esses valorosos Espíritos em vida física e o que contribuíram para o mundo antes do Racionalismo Cristão:
João de Deus de Nogueira Ramos (1830-1896)
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/image-18.png)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Deus_de_Nogueira_Ramos
João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines, 8 de Março de 1830 — Lisboa, 11 de Janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Deus_de_Nogueira_Ramos#cite_note-dic-1
Camilo Castelo Branco (1825-1890)
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/image-19.png)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camilo_Castelo_Branco
Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (Mártires, Lisboa, 16 de março de 1825 – Vila Nova de Famalicão, São Miguel de Seide, 1 de junho de 1890) foi um escritor, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor português. Foi o 1.º Visconde de Correia Botelho, título concedido pelo rei D. Luís. É um dos escritores mais populares, proeminentes e prolíferos da literatura portuguesa, especialmente do século XIX. Camilo Castelo Branco tornou-se um dos principais autores lusitanos, enquadrando grande parte da formação literária dos mais jovens, para além de influenciar uma série de autores mais ou menos apaixonados na construção literária. Colocou paixões, peripécias, e demais experiências ao serviço da arte, estabelecendo a vida como a principal fonte de toda a sua elaboração artística, realização empenhada e celebrada por tantos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camilo_Castelo_Branco
Luís de Camões (1524-1580)
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/image-20.png)
Luís Vaz de Camões é um poeta e dramaturgo português. Nasceu em Lisboa, em 1524, e morreu em 1580. Durante 17 anos, esteve longe de Portugal. Em terras estrangeiras, foi soldado, perdeu um olho em batalha e escreveu a sua obra-prima Os Lusíadas, publicada em 1572, dois anos após o retorno do poeta a seu país natal.
O autor pertence ao classicismo português. Suas obras são marcadas por uma visão antropocêntrica. Seus poemas são compostos em versos regulares. No caso dos sonetos, o poeta utiliza também a medida nova (decassílabo). Adepto ao neoplatonismo, sua poesia idealiza o amor e a mulher amada. Além disso, apresenta temáticas como o desconcerto do mundo e o sofrimento amoroso.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/luis-camoes.htm
Antônio Vieira (1608-1697)
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/image-21.png)
Padre Antônio Vieira foi um orador, filósofo, escritor e um dos missionários enviados para a catequização dos índios (conversão para a religião católica) na conquista do Brasil, no século XVII. Ao lado do Padre Manuel da Nóbrega foi um defensor dos indígenas e judeus, se posicionando contra a escravização e a inquisição. Padre Antônio Vieira possui uma vasta obra literária desde poemas, cartas, sermões e romances. Foi responsável pelo desenvolvimento da prosa barroca em Portugal e no Brasil. Escreveu em estilo conceptista, cerca de 200 sermões.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/padre-antonio-vieira/
Custódio José Duarte (1841-1893)
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/image-22.png)
Fonte: https://caboverdevida.blogspot.com/2012/05/custodio-duarte-joao-vasconcelos.html
Poeta e médico português nascido em 1841, em Vila Real, formado pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto, foi médico em Angola e Cabo Verde, sendo autor de vários trabalhos de natureza médica e etnográfica. Foi um dos poetas do núcleo fundador da revista portuense A Grinalda (1855-1869), onde colaborou ativamente e se distinguiu como um dos principais cultores de uma poesia social e humanitária (em “Dádiva dum pobre” ou “Penumbra”), tendo como modelo Victor Hugo (que chegou a citar na tese apresentada à Escola Médico-Cirúrgica, Responsabilidade Médico-Cirúrgica, de 1865). A sua prática poética influenciou outros poetas portuenses, como Alexandre da Conceição ou Guilherme Braga. Colaborou igualmente em A Renascença e O Século XIX. À sua morte, em 1893, em Mindelo, Cabo Verde, e por desejo seu, todos os seus manuscritos foram lançados ao mar.
Fonte: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$custodio-jose-duarte
Manuel Pinheiro Chagas (1842-1895)
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/image-23.png)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Pinheiro_Chagas
Manuel Joaquim Pinheiro Chagas (Lisboa, 13 de Novembro de 1842 – Lisboa, 8 de Abril de 1895), mais conhecido por Manuel Pinheiro Chagas, foi um político, escritor e jornalista português. Destacou-se como romancista, historiador e dramaturgo, tendo escrito inúmeros romances históricos e diversas peças de teatro, algumas das quais se mantiveram em cena por mais de um século. Foi diretor de vários periódicos de Lisboa. Exerceu as funções de deputado e par do Reino e foi Ministro da Marinha e Ultramar na fase decisiva das movimentações das potências europeias em torno da partilha de África. Foi um dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Pinheiro_Chagas
Foram esses Espíritos de Luz, encabeçados pelo Padre Antônio Vieira, os principais divulgadores da Verdade prometida por Jesus. Portanto, astralmente, foram eles os fundadores do Espiritismo Racional Científico Cristão e os primeiros explanadores da Doutrina da Verdade, que se serviram dos seres encarnados, desenvolvendo-lhes as faculdades mediúnicas, para deles se utilizarem, trazendo à Terra os princípios básicos da Doutrina desse grande lutador e Mestre Jesus, o Cristo. (trecho extraído de pesquisas de Fernando Faria 1930-1995, autor célebre de obras da literatura Racionalista Cristã).
Sem comentários