![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2023/12/casa-chefe.jpg)
23 Jan História Casa Chefe – Resumo do Livro “ Antônio Cottas, uma lição de vida”- Capitulo 16 “A construção da Casa-Chefe”
A partir dos anos 40 os um grupo de admiradores da Doutrina de Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz e amigos de Antônio Cottas, tendo a perspectiva do rápido crescimento dessa, procurou o Presidente Perpétuo com a proposta de construir uma nova sede para o RC. Com potencial de abrigar de oito a dez mil pessoas, que fosse ao mesmo tempo confortável majestosa e imponente, mas com um estilo sobrio. Naquele tempo já havia muitas pessoas que ficavam de pé fora do salão durante as reuniões.
Os cálculos financeiros foram feitos, e os recursos começaram a ser arrecadados para os fundos necessário a obra, sem ônus para doutrina. Em reunião no com o Presidente Antônio Cottas no dia 13 de novembro de 1949, começou a concretizar-se a ideia já amadurecida da construção da nova sede, as providências para realização dessa foram tomadas para um execução acelerada. Foi nomeada uma comissão de notáveis sob a direção de Roberto Dias Lopes, tendo como membros: Luiz de Souza, Jose Ferreira Fernandes Dias, Francisco Pereira Torres, Ezequiel Novais Vieira de Castro, Nilo Ribeiro e Fredolin Sauer. Em outubro de 1950 inicia-se a construção do prédio.
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/20240119_121937-1024x721.jpg)
Fonte: livro Antônio Cottas, uma lição de vida.
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/01/20240119_123356-1-1024x654.jpg)
Fonte: livro Antônio Cottas, uma lição de vida.
Eram feitas reuniões entre a comissão e Roberto Dias Lopes vice-presidente do RC, braço direito de Antônio Cottas, que com grande e inestimável dedicação inspecionava tudo, geralmente ao lado de Nelson Dias Lopes e Emir Nunes. Esses três eram sócios da firma Tondela Construções e Engenharia Ltda. que assumiu a responsabilidade técnica da construção.
Em 1956 foi inaugurada a sede nova, com jubilo e “justificado orgulho”, com presença do Ilustre Prefeito do RJ Francisco Negrão de Lima. Contempla-se, hoje a pujante Sede Mundial do RC , um prédio de linhas arquitetônicas e imponentes, sem ostentação.
No seu discurso de inauguração Antônio Cottas reverenciou a memória de vários companheiros de Doutrina finalizando com a Senhora Maria Thomazia, esposa de Luiz de Mattos, que amou e trabalhou pela Doutrina incansavelmente. Também expressou seus agradecimentos a todos os colaboradores e mecenas daquela obra, enaltecendo lhe a finalidade: “Será sempre uma fonte de inesgotável de espiritualidade para todos os presentes. Nela hão de encontrar alento todas as almas sofredoras. Encontrará nela o fraco para dela sair fortalecido pela vontade de viver e tornar-se uma criatura animada para lutar pela vida, desando vencer suas dificuldades”.
Por Ana Lúcia Rodrigues, militante e pesquisadora na Filial Belo Horizonte do Racionalismo Cristão.
Referências:
ANDRADE, Galdino Rodrigues de. Antônio Cottas, uma lição de vida. -Rio de janeiro: Racionalismo Cristão, 2015.
Denise Araujo Moreira Ferreira do Rosário
Postado em 19:32h, 23 JaneiroUma beleza o artigo.
Parabéns a todos os envolvidos.