![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Imagem-post-blog-5.jpg)
19 Mar A vida e obra de Beatrix Potter, a autora infantil mais conhecida de todos os tempos.
DINIZ, Emilce Maria. Nessa primeira parte de análise, descreverei a vida e obra de Helen Beatrix Potter. Resenha de Helen Beatrix Potter. Equipe de Pesquisa, Filial BH RC. Março de 2024.
Helen Beatrix Potter, inglesa, nasceu em Londres em 28 de julho de 1866. Sua família, pertencia a alta burguesia. Ela estudou em casa e recebeu das governantas sua educação. Tinha um irmão, Bertram, seis anos mais novo do que ela. Tinham poucos amigos. Os seus pais tinham inclinações artísticas, interessavam-se pela natureza e gostavam do campo.
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/03/image-9.png)
Quando crianças, Beatriz e Bertham tinham vários animais de estimação. Na sala onde tinham aulas, mantinham ratos, coelhos, um ouriço e alguns morcegos, assim como uma coleção de borboletas e outros insetos que desenhavam e estudavam. Beatrix dedicava-se a tratar dos animais e levava-os consigo quando a família ia de férias. Era tímida, reservada e solitária e seus animais eram seus amigos. Começou a desenhá-los quando tinha 9 anos.
O pai de Beatrix, apesar de ser advogado, se comportava como os homens ricos da época que não exerciam sua profissão e ficavam em clubes de cavalheiros. Sua mãe, era filha de um comerciante de algodão, embora gostasse de pintura, dedicava-se a cultivar novas amizades. A família se sustentava com a renda do cultivo do algodão, herdada dos avós de Beatrix.
Escritora de livros infantis, ilustradora, micologista, conservacionista, autora de 23 livros, estudou arte e história natural. Beatrix Potter apaixonara-se pelas montanhas ásperas e pelos lagos escuros e aprendera com o pároco Rawnsley a importância de proteger a região, algo que iria permanecer com ela o resto da sua vida. Em sua infância se interessou por ilustrações de contos de fada como Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen, começando a ilustrar contos como cinderela, a bela adormecida, ali babá e os quarenta ladrões.
Na adolescência gostava de visitar galeria de arte. Vendia cartões de Natal com o irmão e escrevia carta para as crianças, com desenhos. Nessa época, por volta de 1890, já se preocupava com as crianças. Nessa época a firma Hildesheimer and Faulkner comprou vários desenhos do Coelho Benjamim para ilustrar o livro de versos A Happy Pair de Frederic Weatherly, comprando mais, em outros anos.
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/03/image-10.png)
Seus personagens mais famosos nasceram em Perthshire, enquanto estava de férias e não tinha muito assunto para escrever cartas. Quatro coelhinhos denominados: “Flopsy, Mopsy, Cottontail e Peter”.
A autora teve muita dificuldade em encontrar uma editora que publicasse seus livros. Resolveu então criar seu próprio livro, pequeno em preto e branco e publicou 250 cópias pagando com seu dinheiro. Seu amigo Canon, mudou de prosa para verso e distribuiu o livro, sendo aceito por uma editora que antes o recusara. E a história de Pedro o Coelho vendeu 20.000 cópias sendo seguidas por mais 2 obras, História do esquilo trinca-nozes e o alfaiate de Gloucester, atingindo no total 23 obras.
Beatrix era boa comerciante, e em 1903 criou e patenteou Pedro Coelho no formato de boneco. Lançou ainda “livro de pintura, jogos de tabuleiro, papel de parede, cobertores para bebés e conjuntos de chá. Com isso conseguiu ter seu próprio faturamento. Forçada pela mãe a se casar, ficou noiva de Norman Warne, desaprovado pela família por ser editor, e que morreu um mês depois do pedido, por leucemia.
![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/03/image-11.png)
Apesar do sofrimento, deu a volta por cima trabalhando intensamente, conseguiu comprar sua primeira propriedade, Lake District. Só se casou aos 47 anos com Willian Heelis, indo morar em Sawrey. Dedicava-se a fazenda, criando carneiros e comprava terras para preservá-las. Ficou casada por 30 anos e depois de sua morte, a fazenda passou a ser de uma organização que preservava lugares, denominada National Trust.
Desencarnou em 22 de dezembro de 1943 devido a uma pneumonia e complicações cardíacas, em sua residência, denominada Castle Cottage, localizada em Lake District. Os seus restos mortais foram cremados. Dados retirados da Wikipédia. A autora, hoje, pertence a Plêiade do Astral Superior e continua protegendo os animais, só que agora protege a nível de universo.
Por Emilce Diniz.
Sem comentários