
30 Abr Estudando a Espiritualidade: O ESCLARECIMENTO ESPIRITUAL
“Todos estamos neste mundo para lutarmos pelo aprimoramento espiritual”
Diz-nos o Mestre da Espiritualidade Humberto Rodrigues:
– “Só o esclarecimento espiritual possibilita ao ser humano tomar o melhor caminho para o seu crescimento evolutivo, pois, ele aprende a lidar com as leis evolutivas, sente a força do pensamento bem vibrado, conhece a importância da disciplina no viver e dos benefícios da prática do bem em qualquer circunstância”.
O escritor espiritualista Luiz de Souza, afirma em sua obra “A Morte Não Interrompe a Vida” que:
– “O caminho da espiritualidade tem um ponto de partida e somente podem seguir tal caminho os que chegarem a esse ponto.
– “Ninguém pode atingir o ponto de partida para o curso da espiritualidade, sem haver evoluído o bastante para aceitar com prazer, as condições de vida que ele impõe.
– O ponto de partida para tal jornada terá que ser ocupado por todos, indistintamente, na medida do esclarecimento espiritual que adquirirem.”
Nos recentes estudos empreendidos sobre o assunto, assimilei conhecimentos que me permitem considerar que o ser humano percorrre uma longa estrada até chegar ao ponto em que desperta sua consciência para a realidade da vida.
No momento em que descortina o obscurantismo que tolda a sua visão, e passa a perceber que a vida não se resume no fascínio das ilusões que os bens materiais lhe proporcionam, começa a sentir que existe algo superior aos prazeres que lhe malogram os sentidos e sentir-se-á induzido a procurar os “porquês” da sua existência neste mundo.
Assim, descobre que o esclarecimento espiritual consiste em um interminável processo de desenvolvimento dos atributos e faculdades espirituais dos quais o espírito é dotado, pois, traz latente em sua essência todas as propriedades da Inteligência Universal por ser dela uma parcela; que para processar a sua evolução na vida em seus dois aspectos, o material e o espiritual, o ser humano precisa se conhecer como Força e Matéria, ou seja, como espírito e corpo físico, e, que existem Leis Evolutivas que regem o Todo Universal, às quais tudo o que existe no Universo está sujeito.
– Que a Vida em si é uma constante evolução em decorrência das Leis Evolutivas e em especial da Lei de Causa e Efeito. Assim como o próprio planeta Terra cumpre a sua trajetória evolutiva rumo ao seu perfeito equilíbrio, tudo o que nele existe, também, passa pelo processo evolutivo.
– Cada espírito que vem a este mundo-escola fazer suas aprendizagens, dando cumprimento ao seu planejamento em mundo astral, tem seu próprio nível de progresso evolutivo, sendo a maioria para dar continuidade a sua evolução, salvo aqueles espíritos que não necessitam mais das aprendizagens que este mundo oferece e vêm em missões especiais para ajudar no progresso da humanidade.
– Que o aprimoramento espiritual ocorre passo a passo em cada existência, em cada curso realizado nesta escola denominada Planeta Terra, onde o espírito vai encontrar situações difíceis de superar nas interações com o meio ambiente, as quais terá que vencer mediante lutas internas contra seus pensamentos errôneos, seus comportamentos e atitudes viciosos, suas crenças e procedimentos esdrúxulos, sentimentos doentios, etc., a fim de extirpar do seu âmago toda a malignidade causada por uma vida desregrada e mal orientada, enfim, livrar-se de tudo o que é negativo que entorpece sua alma.
NADA DISSO SERÁ POSSÍVEL SEM OS APRIMORAMENTOS DOS ATRIBUTOS E FACULDADES ESPIRITUAIS, OS QUAIS SE DÃO ATRAVÉS DE DURAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS NA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA E PELA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL, EM SUCESSIVAS ENCARNAÇÕES.
Nesse evoluir contínuo o espírito passa por incontáveis existências físicas que lhe oferecem condições de aprimoramento, pois, a Evolução ocorre passo a passo, a cada existência, levando-se em consideração o aperfeiçoamento do caráter que é “representado pela soma das qualidades morais do indivíduo em que se destacam as suas virtudes e o conjunto de valores espirituais, conquistados de encarnação em encarnação”; deverão ser burilados os atributos que o amoldam e o enriquecem como as virtudes da equidade, bom senso, pontualidade, lealdade, hombridade, harmonia, gratidão, fidelidade, respeito por si próprio e pelo semelhante, entre muitos outros.
Vimos até aqui que:
– O esclarecimento espiritual cresce à medida que o indivíduo fortalece a sua espiritualidade, ou seja, o indivíduo vai adquirindo conhecimentos sobre a vida transcendental por si mesmo ao longo de sua própria evolução. Esse esclarecimento ocorre gradualmente, dependendo das lutas que o mesmo trava em vida física, em busca de respostas para os “porquês” da vida.
– Existe uma relação constante entre o aperfeiçoamento dos atributos intrínsecos do espírito e o esclarecimento espiritual, pois, a evolução considerada em seus aspectos físicos e espirituais, depende do aperfeiçoamento desses atributos que o espírito traz em estado latente em sua essência para que sejam despertados e aperfeiçoados no mundo escola.
– O esclarecimento espiritual se adquire individualmente, sendo que cada ser promove a sua luta interna a partir das oportunidades que a vida lhe oferece. Aos poucos ele vai tomando consciência da realidade da vida.
– Ao se esclarecer sobre a vida transcendental a pessoa reduz as suas tendências negativas e seus impulsos a um só ideal polarizador de toda a existência que é a purificação do seu corpo astral, e consequentemente a evolução do espírito.
– Através do esclarecimento o ser humano apreende que as respostas aos “porquês” da vida está contida no movimento evolutivo universal do qual, ninguém ou coisa alguma, consegue escapar, porque dele é parte integrante como uma minúscula peça de uma gigantesca engrenagem de dimensões inimagináveis.
Para finalizar, uma explanação de Felino Alves de Jesus, um dos Mestres do Racionalismo Cristão:
“No processo de fortalecer, esclarecer e espiritualizar, as pessoas que frequentam as Reuniões Públicas Presenciais ou as Reuniões Públicas à Distância, para compreenderem o fim principal da existência na Terra, devem estar acima dos efêmeros prazeres proporcionados pela materialidade intensa em que predominam os vícios físicos e morais, pois, a vida no seu aspecto amplo, construtivo e transformador é um longo processo de evolução espiritual neste plano físico, no qual os seres humanos devem identificar-se como participantes atentos aos compromissos assumidos nos respectivos campos astrais de estágio espiritual.”
Por Alexandra T. A. Hirano
Sem comentários