![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/05/Imagem-post-blog-15.jpg)
28 Mai OS NOTICIÁRIOS SENSACIONALISTAS E AS CORRENTES NEGATIVAS
Muitas vezes, o Astral Superior tem chamado atenção para o perigo que é o pensamento ligado todos os dias ao noticiário, pela nocividade deste; reportagens escandalosas, chamativas, chocantes, sensacionalistas, violentas e mal intencionadas, veiculada nas mídias causam muito mal.
O mundo passa por inúmeros problemas nessa fase bem delicada de sua evolução com guerras, distensões, eventos climáticos extremos, além de fome que se somam a outras conturbações, fatos que concorrem para grande inquietação dos habitantes ao redor do mundo.
Baseada nesse tipo de acontecimentos a mídia sensacionalista veicula notícias carregadas de relatos e cenas chocantes, também com mentiras maldosas por interesses, geralmente pecuniário. Quando o ser humano sem, ou com pouco preparado espiritual, se depara com estes programas, fica impressionado. Pensando naquelas palavras e imagens, comentando, retransmitindo-as se liga nas correntes negativas que as cercam, mantem-se nelas e recebendo os seus fluidos nocivos.
O indivíduo atrai, se mantendo mentalmente preso, cada vez mais elementos afins, e forma em torno de si as condições propícias ás inquietações, que na maioria das vezes leva ao medo. Essas correntes aprofundam as suas raízes conduzindo a um grande estado de aflição e dor. Este gera pensamentos doentios, atemorizantes e negativos. Criam com isso um campo destrutivo capaz de ocasionar grandes males.
No entanto, não se pode ficar alheio ao que se passa no mundo, temos que nos informar pelas mídias que transmitam “a verdade, com espirito sereno e construtivo, (que põe)… a humanidade a par do que com ela ocorre e como deve ela se solidarizar para fins altruísticos’. (SOUZA , 2018).
Diferente da inquietação nociva, que conduz ao pavor e enfraquecimento, dentro de ambiente metal mais equilibrado de um indivíduo espiritualizado, ela é um sentimento que alerta ou o previne para acautelar-se suficientemente com acontecimentos normais da vida.
A negatividade do noticiário sensacionalista no cotidiano, apontada pelo Racionalismo Cristão, é também relatada por Cortella (2018) em seu livro ”A Sorte Segue a Coragem! “. Ele relata o problema da inquietação com aspecto de angustia relacionada, com a auto reflexão, e a indiferença com o semelhante que pode resultar desta sobrecarga de notícias recorrentemente dramaticas. Reporta ele a sensação de viver em um torvelinho de demandas e angustias, que o leva a inúmeras preocupações relacionadas com os acontecimentos do mundo atual. Isso tem como consequências, a distração de pensamentos aprofundados necessários a resolução dos desafios diários. Afirma que esse estado de coisas pode leva-lo a dificuldade para a reflexão e cuidados consigo. Sente que está sujeito a perder a solidariedade, por que por mais empatia que tenha, devido ao acumulo de preocupações geradas no dia a dia, relacionadas ao noticiários este sentimento vai sendo tão demandado que cai na mesmice. A consequência, desse estressante convívio é tornar-se indiferente a tudo e todos que o cerca.
A conclusão que podemos chegar com essas reflexões e que devemos manter o habito da higiene mental, estudar e praticar, cada vez mais a espiritualidade. Acautelarmos com as correntes provocadas com a avalanche de notícias sensacionalistas e suas cenas chocantes, evitando envolvermos espiritualmente a elas, afastando-nos assim, das inquietações nocivas a nosso equilíbrio, paz e evolução.
Por Ana Lúcia Rodrigues
Referências Bibliograficas:
MATTOS, Luiz de. Racionalismo Cristão. 28ª ed. Rio de Janeiro: [S.N.], 1971.
MATTOS, Luiz de. Racionalismo Cristão. 45ª ed. Red.- Rio de janeiro: Racionalismo Cristão, 2015.
SOUZA, Luiz de. Ao Encontro da Espiritualidade. 9ª ed. rev.- Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão, 2018.
CORTELLA, Mario Sergio. A Sorte Segue a Coragem. – 1.ed. – São Paulo: Planeta,2018.
Sem comentários