![](https://filialbhrc.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Imagem-post-blog-27.jpg)
09 Jul Análise do filme Senhor das Armas sob a visão espiritualista do Racionalismo Cristão.
Equipe de Pesquisa do Racionalismo Cristão – Filial BH
Data de Estreia: 14/10/2005
Duração: 122 min.
Direção: Andrew Niccol
Distribuidor: Pandora Filmes
Gênero: Crime , Drama , Suspense
Origem: França e Estados Unidos
Roteiro: Andrew Niccol
Classificação: 16 anos
Ano: 2005
Elenco: Youri Orlov- Nicolas Cage
Ava Fontaine – Bridiget Moynahan
Jack Valentine – Ethan Hawke
Vitaly Orlov- Jered Leto
Anatoly Orlov – Jean-Pierre Shanian
Andre Baptiste – Eamann Walker
Sinopse
Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta astuciosamente sem escrúpulo ou ideologia. Nascido na Ucrânia, antes da dissolução da União Soviética (1991), usando sobrenome judeu falso, imigra para USA, ainda criança junto com a família. O pai Anatoly Orlov (Jean-Pierre Shanian) abre um restaurante modesto em bairro dominado por máfias russas. Junto com o irmão Vitaly (Jered Leto) se lança no tráfico internacional de armas, embora se veja rapidamente sozinho, já que o jovem se torna viciado em cocaína e é internado numa clínica de recuperação. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre manter-se um passo à frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes, e vende para quem paga por seus serviços entre os quais estão alguns contrabandistas de drogas e grandes ditadores do planeta.
O enredo do filme é baseado em entrevista com personagens reais do comércio ilegal de armas, conta com equipamentos de guerra autênticos, com cenas iniciais que introduzem o espectador no tema dramático e verdadeiro de forma crua.
Os críticos apontam a irreverência, o cinismo e humor mórbido percebido no personagem central ao tratar de um tema tão delicado, ainda pode ser acrescido de ateísmo, falta de ética e consciência, além de uma falta de humanidade assombrosa. No filme o tema comércio internacional de armas é mostrado na sua face mais cruel, com detalhes de logística e massacre de civis desarmados e indefesos. Faz uma crítica a venda realizada por nações poderosas de forma legal e ilegal, com apoio explícito ou indireto, como no caso do personagem de Cage. Orlov considera o negócio de armas como qualquer outro, pois embora represente perigo para os inimigos dos compradores, este constitui uma rica fonte de renda para países produtores e suas fábricas sofisticadas. Além de serem usadas, na maioria das vezes, em lugares longínquos de tal forma que os estilhaços não atingem a suas vidas. Ao contrário, vendem o inferno para sustentar o seu sucesso e desenvolvimento.
O personagem principal Yuri é construído de falsidade desde a sua raiz familiar, usam nome de origem judaica para ter direito a asilo político, devido a perseguição a esse grupo na Ucrânia, no tempo da União Soviética ainda coesa. Apenas seu pai realmente abraçou a fé judaica. No leste europeu, vivia em meio social desprovido de esperança ou fé e com bastante violência. Muda-se para a América com a família quando criança. Mesmo na sua nova vida está cercado de truculência, vive num bairro pobre onde as pessoas são mortas à luz do dia, pelas máfias russas, que predominam pelas ações ilegais.
Ao assistir uma tentativa de assassinato, no restaurante vizinho ao seu percebeu, institivamente que além da necessidade de se alimentar para sobreviver um outro instinto poderoso do homem é matar. Ele se identifica com esse lado obscuro de uma sociedade violenta. Se interessa pelas armas e seu comércio estuda a lucratividade do ramo, percebe que a venda legal é pouco lucrativa, tem muita concorrência e não atende a sua ambição de enriquecer rápido e facilmente, de ser importante e influente para sair daquela vida dura de trabalho simples, que tinha ao lado da família.
Convence seu irmão mais novo, e resistente a violência e ilegalidade, a se tornar seu sócio. Vitaly aceita ser seu guarda-costas, em nome do sentimento fraternal forte entre os dois, e atuando na função, presencia a destruição e mortes de inocentes causados por seu comércio. Fatos que o afetam profundamente e o levam, com crescimento dos negócios, às crises e essas a drogas mais pesadas que o álcool, seu vício inicial.
Galgando a fortuna superior aos seus sonhos, Yuri pôs em prática as realizações materiais e amorosas, sendo a principal conquistar sua compatriota Ava Fontaine, modelo de sucesso. Empenhando grande quantia na realização do sonho, se aproximou dela, casaram e juntos tiveram um filho. Moravam num apartamento caro e elegante, com os pais e o irmão Vitaly, que entre entradas e saídas da clínica de recuperação estava sempre recaindo no uso das drogas.
Enquanto isso, os negócios prosperavam como nunca, o espólio de armas de todos os calibres deixados nos países ex – membros da União soviética, e abandonado pelas guerras apoiadas pelos Estados Unidos, forneceram mercadoria a baixo custo e lucros imensos. Fato que causou intenso comércio ilegal e muita ação bélica em vários países, no filme, a África ocidental é mais destacada. A impetuosidade também atraiu a polícia internacional para o fornecedor daquele poderoso arsenal em mãos “erradas”. As zonas de conflitos eram abastecidas quase sempre pelo mesmo fornecedor. Entra em cena o agente investigador Jack Valentine, que estava sempre no encalço de Yuri, porém o contrabandista usa todos os recursos a seu alcance para burlar todas as leis. Numa de suas incursões o agente chegou a casa de Yuri e contou a sua esposa a fonte de renda do marido e quanta morte produziam, bem semelhante a que aconteceu aos seus pais, assassinados de forma trágica.
De volta em casa, seu oásis, a esposa conta o ocorrido e pede para que interrompa as atividades ilegais. Yuri tenta manter-se em negócios honestos, mas reclama da falta de lucros e da dureza do trabalho. Numa visita do Ditador Baptiste (Eamann Walker) seu cliente suborna-o, assim, volta à ativa nas práticas de criptografar códigos, forjar múltiplas identidades, manter diversas bases de operação, burlar a burocracia, subornar oficiais, ou ainda transformar helicópteros de guerra em veículos de supostas missões humanitárias, tornado cada vez mais explícito que é parte de uma engrenagem que usa e é usado por ela.
A trama mostra o porquê as guerras, guerrilhas e sublevações não param, pois, a paz é péssima para os negócios e os interesses de grandes nações, que alimentam o tráfico de armas nos lugares mais pobres do planeta. Obtendo não só lucros com os armamentos, mas com a exploração dos países de governos locais “aliados”, que servem de fachada para guerra por procuração, que as potências armamentistas fomentam. Orlov mostra a utilidade do contrabando de armas para as quadrilhas internacionais, visando seu enriquecimento e a importância dessas organizações para os produtores interessados escusos e poderosos. Demonstra sua utilidade ao sair da prisão efetuada por Valentine, por crimes comprovados, quando é solto por alto comando e levado à ação pelo interesse estatal.
Pode–se destacar nesse filme como Yuri tem uma personalidade livre de ética, consciência e humanidade, que usa de artifícios para obter lucros incalculáveis, assim como o jogo dos fornecedores das armas que com subterfúgios patrocinam guerras e bandos armados para desestabilizar governos, a fim de atingir seu lucro Nota-se também que ambos são atores estranhos nas zonas de guerra que alimentam, agem profissionalmente, garantindo o seu sucesso com criatividade, prospecção de possibilidades e oportunidades obtendo crescente experiência, adaptando os conhecimentos para cada ocasião. Também utilizam os ganhos em seu favor, de familiares dos seus países produtores.
Entre os personagens as atitudes dos irmãos contrastam, enquanto Yuri se reveste com a coragem, o dinheiro, a glória dos seus instintos e atributos pessoais que o conduzem ao sucesso consistente, Vitaly se deixa perpassar pelo sofrimento causado às pessoas, contrapondo ao irmão, funciona como sua parte sensível, que o alerta, quando o questiona, adverte do perigo e das consequências de seus negócios. Não suportando o peso da consciência diante de tantos abalos, sua situação mental piora, e se atira na fuga dos vícios. Ao retornar aos negócios ainda muito atormentado pelo prognóstico de chacina iminente, tenta salvar uma tribo explodindo um caminhão de armas e é morto pelo comprador. Fato que abalou pouco o irmão que continuou a negociação.
Além de Vitaly, o pai chama sua atenção para o invisível, está sempre lembrando da existência de um ser supremo que está acima deles, ao que Yuri responde sempre como incrédulo ateu, uma vez que seu sucesso não tem nenhum revés importante, a sua vida é salva dos diversos perigos, pela frieza, seu domínio próprio e sua perspicácia.
Já a família, tanto os pais quanto a esposa Ava comportam com certa apreensão, mas não têm informação real dos rendimentos do contrabandista, usufruindo da fortuna, sem conhecer ao certo a procedência, desejam que o dinheiro seja lícito. Porém, ao descobrirem a origem da súbita fortuna, os pais e a esposa tentam impor-lhe aos negócios legais. Mas, ao perceber que a engrenagem do tráfico sangrento o havia tragado novamente, eles o abandonaram, e assim o Senhor das Armas continua seu papel nas zonas de conflito até ser preso ou morto. Ele sente prazer nos negócios, se orgulha de suas habilidades e da sua astúcia.
Olhando pelo lado espiritual Yuri envolto pelo meio propenso a violência, a descrença no futuro, uma ambição desmedida, acossado pela ascensão rápida, lhe fez aumentar a parcela negativa que trazia em si.
Ao pensar no instinto de matar do ser humano como meio de vida, reuniu-se a uma falanges de espíritos inferiores que o municiou de condições e intuições para seu sucesso crescente e insaciável. Ele usou os seus atributos espirituais em favor do crime como a inteligência, raciocínio, lógica, domínio próprio, percepção, capacidade criativa, porque é aplicado, estudioso adquire facilmente o conhecimento das leis internacionais, é exímio estrategista e conhecedor do ramo, fala várias línguas. Utiliza-os para enriquecer e se promover como profissional na propagação das desinteligências e da morte. Rapidamente se desenvolve no meio tornando-se expert frio e dissimulado, ambicioso e ávido por riqueza.
O irmão mais espiritualizado, também envolto em correntes negativas, desequilibrado, não conseguindo conviver com a violência, busca refúgio no álcool e drogas. O personagem demonstra um esboço de ética e moral. Foi convencido por Yuri, pelo sentimento fraternal. Embarcou nessas aventuras que o desestruturava cada vez mais, que o conduziram ao suicídio indireto ao explodir uma carga de armas e tentar explodir outra. Com a possibilidade de ter sido intuído pela corrente negativa que os acompanhavam, já que o fim dos obsessores é o sofrimento, não importa de quem. Vitaly pratica esse ato enlouquecido, depois de tentar dissuadir o irmão de continuar a venda, é metralhado pelo comprador na tentativa de não explodir o outro caminhão que estava perto. Com a morte do irmão Yuri ficou entregue às suas más tendências sem nada ou alguém que o detivesse.
Podemos concluir que uma obra nos dá muitos motivos para raciocinarmos, já que ela desvenda um pouco do submundo da venda legal e ilegal de armas e ao mesmo tempo mostra a reação diferente dos irmãos diante do crime. Como as correntes do mal dão poder a seus assistidos e causam um mal crescente de acordo com o engajamento do encarnado. Fato que nos indica o espiritualismo como caminho, porque nos mostra como repelimos as correntes negativas, nos ensina a reconhecer o mal para evitá-lo, nos mostra as consequências devastadoras na vida de quem pratica tão grande perversidade para populações inteiras, e nos adverte sobre o resgate destas dívidas que são extremamente dolorosas, ocorridas em várias encarnações, até que se aprenda a usar o livre arbítrio para o bem, assim como, os atributos espirituais para a evolução própria de dos semelhantes.
Por Ana Lucia Rodrigues
Bibliografia
MATTOS, Luiz de. Racionalismo Cristão.46ª Ed. Rev.- Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão, 2023.180 p.
O filme: https://topflix.vc/filmes/assistir-online-o-senhor-das-armas/ Acesso em 12 de abril de 2024
Critica
FONTE: https://blogdojoao.blog.lemonde.fr/2005/10/31/2005_10__o_que_surpreen/ Acesso em 22/10/2009. Acesso em 13 de abril de 2024.
Critica:
FONTE: https://www.pstu.org.br/cultura_materia.asp?id=4335&ida=43 Acesso em 22/10/2009. Acesso em 13 de abril de 2024.
Critica: Leia mais: https://botecodosegundo.webnode.com.pt/news/criticas-do-filme-o-senhor-das-armas/. Acesso em 13 de abril de 2024.
Sinopse: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-54676/. Acesso em 13 de abril de 2024.
Elenco: https://cinema10.com.br/filme/o-senhor-das-armas . Acesso em 13 de abril de 2024.
Sem comentários