O RACIONALISMO CRISTÃO

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina Institucional, filosófica-espiritualista fundada em 26 de janeiro de 1910, no Brasil, pelos idealistas e filósofos-espiritualistas Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz. A Doutrina está presente em todo Brasil, Estados Unidos, Uruguai, Europa e África.  E por ser uma filosofia doutrinária visa disseminar a Espiritualidade, com base firme no mais puro Cristianismo.  Através de uma visão clara e objetiva ela orienta, educa e esclarece.  Por meio de nossas reuniões públicas e a distância, ou através das obras literárias, a Doutrina expressa suas  orientações a todas as pessoas que buscam se esclarecer acerca de sua própria existência física e psíquica. E a partir dos  seus próprios pensamentos e dúvidas existenciais, estas chegam ao Racionalismo Cristão, a fim de obterem alívio, esclarecimento e conhecimentos a serem aplicados em seu viver. Portanto, o Racionalismo Cristão visa o bem-estar das pessoas para que elas se tornem livres pensadoras e aprendam a conhecer a si mesmas através da importância da Espiritualidade na vida de todos os seres humanos sem exceção. 

Conheça também nosso site do Racionalismo Cristão e saiba mais:

NOSSA FILOSOFIA

Nossa filosofia difunde princípios normativos para a conduta humana e proclama a existência de um Poder Supremo ou Força Criadora, representada pela Inteligência Universal. 

 

Desta forma, além de tratar da vida fora da matéria, para explicar os fenômenos espirituais, através dos aspectos transcendentes do espírito,  a filosofia racionalista cristã, também é um código de princípios que se destinam a orientar o indivíduo, durante a sua existência na Terra.

 

Orientar o indivíduo, quer dizer, esclarecê-lo sobre alguns assuntos que não se encontram divulgados em outra parte e que são de capital importância no ajustamento das atividades humanas. 

 

Todo ser humano que se preza, prima para possuir senso de responsabilidade, procura não errar em suas funções pessoais e de toda a ordem de suas vidas materiais alicerçadas sempre nas bases espirituais. E a partir desse ponto fundamental, resulta para cada um, em ter a necessidade imperiosa de pautar os atos da sua vida por um regime educacional que sirva de padrão na órbita dos conhecimentos de ordem moral.

 

Isto porque, se o objetivo é o de errar o menos possível, o caminho para tal conquista será unicamente o que estiver contido no plano das práticas morais.

E por moral todos entendem uma conduta  que não ofenda os hábitos e costumes generalizados num determinado meio homogêneo, subordinado a normas espiritualistas que representam a mais alta expressão da espiritualidade ambiente. 

 

E para elevar essa expressão, é necessário a força de vontade para um movimento que se precisa realizar, para proveito próprio e da coletividade que o promova. Por isso, acreditamos que o trabalho, o esforço, a dedicação não pode ser só de um indivíduo, mas de muitos, quando não de todos. 

É preciso, porém, que cada qual, individualmente, separadamente, cumpra com o seu dever, fazendo a sua parte. Pois todos os indivíduos são espiritualmente irmãos como partículas inteligentes de um único Todo. Logo deve haver entendimento, tolerância e harmonia de uns para com os outros a fim de que o sentimento de fraternidade se fortaleça entre todos os seres humanos. Portanto, a filosofia prima por uma civilização terrena que possa se tornar mais justa, esclarecida, próspera e igualitária.

O QUE É O CENTRO REDENTOR

O Centro Redentor é uma Instituição Jurídica, de natureza sem fins lucrativos, com os devidos registros nos Órgãos competentes, para obter a licença de funcionamento, e assim, divulgar a filosofia do Racionalismo Cristão. E desta forma, assim como no ser humano o espírito tem o seu corpo físico, esta Doutrina também o tem, que é a sua sede material, a sua identidade como Centro Redentor, cujas as Casas são plenamente apropriadas para a divulgação dos seus ensinamentos. 

 

A palavra Redentor tem o sentido de libertação, pois, na realidade, é a Verdade que torna os seres humanos livres espiritualmente. Pois, a Doutrina é insofismável,  e tão somente se expõe a Verdade. E com total transparência, são  centralizadas as atividades espiritualistas, filosóficas e cristãs, que  irradiam à distância, sob a Égide da Plêiade do Astral Superior.

 

Pelo fato de ser “Centro”, não há que se confundir com outros centros de confabulação espiríticas, que é algo completamente diferente dos ensinamentos espiritualistas. Em se tratando de Centro Redentor, a palavra “Centro”, possui a verdadeira essência da palavra, eis porque centraliza em convergência, todas as  atividades específicas que promovem a cultura espiritual, assim como, simplesmente, há Centros Culturais. 

 

O Centro Redentor são, portanto, escolas de ensinos espiritualistas, fazendo-se ali os desdobramentos dos Princípios Racionalistas Cristãos, de maneira a bem esclarecer os assistentes sobre a verdadeira Vida, para todos poderem facilmente orientar-se através dos ensinamentos da Doutrina, e alcançarem maior rendimento e aproveitamento da encarnação. Os que neles comparecem constatam a importância dos trabalhos e benefícios morais, físicos e espirituais, que são prestados à coletividade.

 

A disciplina adotada é primordial e de fundamental importância uma vez que não se pode dissociar a espiritualidade da disciplina e da ordem. O Universo inteiro obedece a austera disciplina verificada na pontualidade do movimento dos corpos no espaço sideral. Assim também no Centro Redentor a disciplina é observada corretamente, com todo o respeito que se deve tributar às Forças Superiores que estão na direção espiritual de todas as reuniões. 

 

Todas as pessoas que adentram uma Casa Racionalista Cristã, encontram um ambiente acolhedor de paz e tranquilidade, no qual durante as Reuniões, Espíritos de incomensurável evolução, ali se encontram para que haja todo um trabalho em prol da evolução do mundo. 

 

Tudo  é conduzido de modo que assistentes e militantes, recebam as efluviações do Astral Superior, e sentem  melhorar suas condições físicas, morais e espirituais com o esclarecimento que difunde a Casa que faz as vezes de laboratório psíquico, de educandário e de templo,  no bom sentido. O Centro Redentor é, por isso, uma Casa de grande respeito, de sentido altruístico e de incentivo à prática da confraternização.

 

Por terem uma constituição apropriada: são construídos em obediência a preceitos disciplinares, e prestam-se, unicamente, para as atividades regimentais, não lhes sendo dada qualquer outra aplicação. No entanto, acolhe-se ao povo de todas as classes sociais, de todos os credos religiosos, de todas as cores políticas, para o exame da Doutrina. 

 

A sede central, na cidade do Rio de Janeiro, projeta a sua influência sobre todos os países, cabendo às Casas Filiadas, não só cuidar da sua área regional, como participar, astralmente do movimento geral.