O jovem e a Ciência

Quando estamos nas rodas de conversas com amigos, colegas ou familiares e os questionamos sobre a importância da Ciência na sociedade, frequentemente a resposta que obtemos é quase geral: de que a Ciência é muito importante para a humanidade. Mas, o que é de fato, essa tal Ciência? Como ela é feita? Os resultados dela são sempre válidos? As consequências do fazer científico são sempre boas?

De acordo com o dicionário, Ciência é o conhecimento profundo de algo, corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente. Daí podemos ver que o conhecimento científico não é feito ao acaso e segue uma cadeia lógica de passos.

Aos profissionais e estudiosos que estão fazendo Ciência nos laboratórios, salas de aulas, meio ambiente e em muitos outros lugares, damos o nome de cientista. Posso dizer que o cientista é simplesmente uma pessoa que é apaixonada pelo conhecimento. Posso dizer também que o cientista é um ser humano como todos os outros, que chora, que ri, que comete erros, que têm sonhos e frustrações.

Estou dizendo essas coisas direcionadas principalmente aos jovens, com o objetivo de iniciarmos uma conversa sobre a Ciência e para aqueles que sentem dentro de si aquela chama da curiosidade, da descoberta possam encontrar aqui alguém para conversar.

Talvez possam se questionar – e isso vale para todos – “Eu, euzinho (a), um cientista? Será possível?”. E eu afirmo: claro que sim! Talvez eu os ajude a se descobrirem nessa jornada. Todavia, o meu principal objetivo é apresentar a Ciência como de fato ela é. Sem fantasias, sem estrelismos ou fama. Porque o que se faz nos laboratórios, por exemplo, é muito sério e se não estivermos atentos para criticar, para questionar, atrocidades poderão ser feitas em nome da Ciência, como já aconteceu no passado e talvez continue acontecendo

O que importa entender é que a Ciência é fruto do trabalho de vários profissionais ao longo do tempo. Ela não é feita do dia para a noite – que chorem os imediatistas! Além disso, a Ciência não é verdade absoluta e quero que fiquem muito atentos a isso. A Ciência é um corpo de conhecimentos que vai sendo atualizado conforme novos trabalhos. Teorias científicas são o tempo todo criadas, reforçadas e derrubadas.

Então meus queridos, futuramente vamos conversar muito sobre Ciência e seus diversos temas associados á espiritualidade do Racionalismo Cristão. Vamos pensar sobre ela e como podemos melhorá-la. Temos aqui um universo de possibilidades e podemos conversar sobre assuntos que lhes interessam, envolvendo também outros temas como saúde mental, família, escola e futuro associados ou não as cientificidades.

Um grande abraço!

Por Izabella de Freitas Acipreste

Sem comentários

postar comentário