Com a retirada das cadeiras F da mesa, por determinação da Circular expedida pela Sede Mundial do Racionalismo Cristão, foi criada a Unidade de Cuidados Psíquicos e de Enfermagem com objetivo de atender as pessoas que chegam pelas primeiras vezes com transtornos psíquicos e que carecem de maiores cuidados humanos. Uma vez que não haviam, até então, instrumentos para acompanhar essas pessoas no salão ou um espaço adequado para as mesmas. E como a Doutrina prima pela valorização dos seres humanos, buscando de forma clara e objetiva, a servir a grande Causa de Luiz de Mattos, a Filial acolhe com carinho e com respeito à todos que a ela adentram.
Desta forma, no espaço criado, constam as duas Cadeiras F’s, onde ficam 2 militantes, ao lado de cada cadeira e a Psicóloga responsável pela Unidade, que colhe todos os dados dos acolhidos e acompanha os casos até ser liberado. Esta inovação foi feita a partir do ponto fundamental de que o acolhido vem a reunião, depois de no mínimo ficar 3 vezes na cadeira F, após, ele já é direcionado para o Atendimento Personalizado, cujo atendimento é feito pela Psicóloga responsável pelo mesmo e por um Conselheiro. Quando finda este ciclo de procedimento, então é feito um Estudo de Caso, das Psicólogas com a Presidente para um parecer final. Este parecer consta qual foi o resultado alcançado com o acolhido.
Ainda, nesta Unidade, possui uma maca, aparelho de auferir a pressão arterial, glicômetro, estojo de Primeiros Socorros, medidor de temperatura, entre outros, sob os cuidados de uma profissional de Enfermagem, que realiza procedimentos de padrão.
É importante salientar que todas as profissionais são devidamente registradas no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. E a Enfermeira no COREM, assim como nenhum tipo de medicamento é ministrado. Apenas água fluidificada.